• Carregando...

A irrigação excessiva e o consumo de dezenas de milhões de pessoas estão fazendo os níveis de água subterrânea caírem dramaticamente no norte da Índia, uma questão que pode levar a graves problemas de falta de água, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (12). O estudo foi divulgado num momento em que o problema da água tornou-se uma questão política na Índia. O problema atinge todo o país, de moradores de vizinhanças ricas, cujas torneiras regularmente ficam secas, a fazendeiros pobres desesperados para irrigar suas plantações.

O fornecimento de eletricidade gratuita aos agricultores - que a usam para bombar mais água do subterrâneo - tem se tornado uma promessa comum de campanhas políticas. Isso, porém, só torna o problema pior.

"Essa questão é de grave importância", disse K. Sreelakshmi, economista de recursos naturais do Instituto de Energia e Recursos Naturais de Nova Délhi (Teri, pela sigla em inglês). Sreelakshmi, que não tem ligação com o estudo, lembrou que estudos prévios revelaram a diminuição do nível das águas subterrâneas, embora este último estudo tenha usado dados de satélite.

"A questão é o que fazemos com o problema", disse ela. "Como vamos recarregar" a água do subsolo?

O estudo, liderado por Matthew Rodell do Goddard Space Flight Center da Nasa em Maryland, indica que a água subterrânea através do trecho de Nova Délhi e seus cinturões agrícolas caíram numa taxa de 4 centímetros por ano entre agosto de 2002 e outubro de 2008. Esse decréscimo é mais do que o dobro da capacidade do maior reservatório da Índia.

O estudo apontou que a queda no volume de águas subterrâneas acontece em anos nos quais não há falta de chuvas que pudesse causar um declínio natural.

A região, porém, registra um enorme aumento no uso de água desde a década de 1960. Isso acontece em parte por causa do aumento da população, embora em sua maioria resulte da chamada revolução verde, que provocou uma grande aumento da produção agrícola indiana, em parte pelo aumento exponencial do uso de águas subterrâneas para irrigação.

"A grande redução do volume de águas subterrâneas ocorre como resultado do consumo humano", concluíram os pesquisadores no estudo, divulgado na versão online do jornal Nature.

O estudo foi baseado em grande parte nos dados fornecidos pelo GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment, ou Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima), um sistema de satélite lançado em 2002 pela Nasa e pelo Centro Aeroespacial Alemão. O GRACE permite que os cientistas estimem mudanças nos estoques de águas subterrâneas ao medir pequenas variações na força gravitacional da Terra.

Outros estudos recentes baseados em dados do GRACE, usando resultados de um trecho através do leste do Paquistão, norte da Índia e Bangladesh, mostrou perda de cerca de 1,9 milhões de pés cúbicos (54 quilômetros cúbicos) de água por ano.

Esse estudo, publicado na Geophysical Research Letters, foi liderado pelos geofísicos Virendra Tiwari, do Instituto Nacional de Pesquisa Geofísica em Hyderabad, Índia; John Wahr, da Universidade de Colorado, Bolder; e Sean Swenson, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, em Boulder. "Este é provavelmente o maior nível de perda de água subterrânea em qualquer região comparável do mundo", disse o estudo.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]