• Carregando...

O Irã pode estar se envolvendo no Afeganistão de uma "maneira não-saudável", disse uma importante autoridade dos EUA na quarta-feira, apontando sinais de fornecimento iraniano de armas para o Taliban e outros contatos.

Os comentários do secretário-assistente de Estado para a Ásia Central e do Sul acontecem um dia depois que o mais importante general dos EUA disse que armas iranianas que iriam para militantes do Taliban foram interceptadas no Afeganistão no mês passado.

As tensões estão altas entre Washington e Teerã. Os EUA e outros países acusam o Irã de tentar fabricar armas nucleares por trás da cobertura de um programa de energia nuclear, acusação negada por Teerã.

Boucher disse que o Irã desempenhou um papel positivo no processo internacional de estabelecer um governo pós-Taliban em 2001 e na luta contra o tráfico de drogas vindo do país.

Entretanto, ele afirmou que há crescentes preocupações sobre o comportamento do Irã no Afeganistão no ano passado.

"Nós estamos vendo uma série de indicativos de que o Irã pode estar se envolvendo de uma maneira não-saudável no Afeganistão", disse Boucher durante entrevista coletiva em Bruxelas, onde ele manteve conversas com autoridades da União Européia.

Ele disse que esses indicativos incluíam envolvimento em "áreas políticas", além de contatos e fornecimento de armas para o Taliban.

O Irã ainda não respondeu a essas acusações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]