Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão

EUA cancelam vistos de mais hondurenhos que apoiaram golpe

Os Estados Unidos revogaram os vistos pessoais de um número não divulgado de funcionários do atual governo hondurenho, informou o Departamento de Estado nesta quarta-feira.

A porta-voz Gini Staab recusou-se a fornecer os nomes dos que tiveram os vistos cancelados ou mesmo quantas pessoas foram atingidas pela medida.

Trata-se da terceira rodada de cancelamento de vistos desde o golpe de junho, que depôs o presidente Manuel Zelaya, substituído por Roberto Micheletti. Os primeiros vistos cancelados eram oficiais, mas Staab disse que nas vezes seguintes a medida atingiu vistos pessoais.

Zelaya está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa e representantes dos dois lados negociam o fim do impasse.

A administração Obama quer o restabelecimento do governo constitucional de Zelaya.

Nesta quarta-feira, integrantes do Supremo Tribunal Eleitoral de Honduras estiveram no Capitólio para pedir que os Estados Unidos apoiem as eleições, marcadas para o mês que vem, como uma forma de encerrar a crise política.

Três membros do tribunal se reuniram com legisladores norte-americanos. O magistrado hondurenho David Matamoros Batson afirmou que o tribunal, e não o governo, está organizando as eleições. Ele disse que funcionários eleitorais são independentes e responsáveis pela realização de um pleito livre e justo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.