Bagdá O comandante das tropas dos Estados Unidos no Iraque, general David Petraeus, afirmou ontem que está preparando recomendações para uma pequena retirada de tropas americanas de áreas do país árabe. A medida autorizaria a retirada de soldados de locais que se tornaram menos violentos desde a ocupação americana em 2003 e entregaria o controle dessas regiões às forças de segurança iraquianas.
"Acho que todos entendem que daqui a um ano a presença americana no Iraque deverá ser um pouco menor do que é hoje", afirmou Petraeus. "A questão é como iremos fazer isso sem perder o que já conseguimos até agora", disse, "Tivemos muito progresso nas nossas ações, mas ainda há muito a ser feito."
O plano de Petraeus, porém, não significa uma diminuição do número de soldados no país. As tropas em retirada poderiam ser reposicionadas em áreas mais violentas ou utilizadas para criar uma força de reserva para conter qualquer aumento da violência no país.
O general espera fazer suas recomendações antes de voltar a Washington no mês que vem, quando deve apresentar o relatório de avaliação dos resultados do envio de reforço militar americano ao Iraque.