Cuba mantém seus segredos tão bem guardados que os Estados Unidos nao têm nenhuma informaçao sólida sobre a saúde do líder cubano Fidel Castro, disse uma importante autoridade americana na sexta-feira.

CARREGANDO :)

- Não temos como verificar nenhuma informação - disse o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, à Reuters.

Ele respondia a uma pergunta sobre uma reportagem divulgada na semana passada na revista "Time" que afirmava que a maioria das pessoas no governo americano acreditava que Fidel, de 80 anos, está com câncer terminal.

Publicidade

Há dois meses e meio, Fidel, que governa Cuba desde 1959, entregou o poder para seu irmão Raúl por causa do que foi descrito como uma cirurgia para conter um sangramento intestinal.

A decisão inédita provocou comemorações nas ruas em Miami, concentraçao de exilados cubanos que se opõem a Castro, além de pedidos por uma transição imediata para a democracia na ilha comunista.

Autoridades cubanas insistem que Fidel está se recuperando e prometem que ele voltará ao comando do país.

Gutierrez, um americano de origem cubana e co-presidente de uma comissão criada pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para pressionar por mudanças democráticas em Cuba, classificou a informação divulgado pela "Time" no dia 6 de outubro como "uma notícia que levamos a sério".

Mas ele enfatizou que a informação não estava confirmada, mesmo com muitas autoridades americanas acreditando que Castro não deve retomar o poder no país.

Publicidade

- Como vocês sabem, é um sistema muito fechado, um regime muito fechado - disse ele sobre o governo cubano, que considera Washington seu inimigo mais implacável. - Eles disseram que a saúde de Fidel é um segredo de Estado, então é difícil de saber.

Leia mais: O Globo Online