Os Estados Unidos pediram nesta sexta-feira (6) à China para abrir canais de comunicação de urgência com Japão e Coreia do Sul para enfrentar as tensões em torno da zona de identificação de defesa área que Pequim declarou no final do mês passado.
"A China deve trabalhar com outros países, incluindo Japão e Coreia do Sul, para estabelecer medidas de construção de confiança, incluindo canais de comunicação de emergência, para enfrentar os perigos que criou seu recente anúncio e diminuir imediatamente as tensões", disse a porta-voz adjunta do Departamento de Estado dos EUA, Marie Harf, em entrevista coletiva.
"Isto criou uma dinâmica de desestabilização, que poderia levar a que os vizinhos da China tomem ações de resposta", advertiu a porta-voz.
No dia 23 de novembro, o governo chinês declarou unilateralmente uma zona de identificação de defesa aérea no mar da China Oriental, que inclui as ilhas conhecidas como Diaoyu em mandarim e Senkaku em japonês, cuja soberania é disputada por China e Japão