O Departamento de Estado norte-americano afirmou ontem, em comunicado, que a Coreia do Norte terá que pagar o preço pelo teste nuclear realizada ontem, mas ressaltou que a "porta ainda está aberta nas negociações do Grupo dos Seis pela desnuclearização de Pyongyang.
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, trabalha por uma mensagem firme da comunidade internacional de que a Coreia do Norte pagará por ter retrocedido nas negociações pela sua desnuclearização, afirmou o porta-voz do departamento Ian Kelly.
Kelly afirmou ainda que Washington está aberta a retomar as conversas do Grupo dos Seis entre as duas Coreias, China, Japão, EUA e Rússia- sob as quais Pyongyang aceitou abandonar seus planos nucleares em troca de incentivos econômicos e reconhecimento diplomático. "A porta continua aberta, afirmou Kelly, sobre a possibilidade de trazer o regime comunista de volta às negociações.
Kelly disse ainda que Hillary telefonou ontem para o ministro russo Sergue Lavrov para pedir a ele uma resposta "rápida e unificada da comunidade internacional para as ações nucleares da Coreia do Norte.
Hillary havia telefonado na segunda-feira aos ministros chinês Yang Jiechi, ao sul-coreano Yu Myung-hwan e ao japonês Hirofumi Nakasone, assim como ao chefe da diplomacia australiana Stephen Smith, lembrou o porta-voz.