Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira a suspensão de sua missão humanitária no norte do Paraguai, uma área onde atua um grupo armado de extrema esquerda, a fim de resguardar a segurança do seu pessoal.

CARREGANDO :)

A missão militar conjunta estava prevista para a próxima semana com o objetivo de prestar assistência médica e entregar materiais escolares e hospitalares na localidade de Kurusu de Hierro, a cerca de 500 quilômetros da capital Assunção.

A decisão foi tomada dias depois de um confronto que matou dois agentes da força de elite da polícia, além de membros do autointitulado Exército do Povo Paraguaio (EPP), pequeno grupo armado que já cometeu sequestros, homicídios e atentados contra guarnições militares.

Publicidade

Um porta-voz da representação diplomática disse à Reuters que os Estados Unidos não queriam que militares envolvidos no combate à guerrilha tivessem sua atenção desviada para a proteção dos colegas norte-americanos.

Esse porta-voz afirmou que o Paraguai ainda não decidiu se manterá a operação sem a ajuda dos Estados Unidos.

A missão conjunta ocorreria no Departamento de Concepción, na fronteira com o Brasil, um dos cinco que estiveram sob estado de exceção neste ano por causa da atuação do grupo armado.

Há poucos dias, um dos principais jornais do Paraguai alertou sobre uma possível conexão entre moradores de Kurusu de Hierro e o EPP, e sobre a possibilidade de uma ação desse grupo contra os norte-americanos na região.

O ministro do Interior, Rafael Filizzola, admitiu recentemente que o EPP tem apoio de parte da população, e que isso explica a dificuldade dos militares em acabar com o grupo.

Publicidade

Nesta segunda-feira, o ministério divulgou uma nota localizada em um acampamento do EPP, desbaratado dias atrás, na qual havia críticas ao governo e promessa de luta "contra o inimigo do gênero humano, o império do mal, os Estados Unidos."

A embaixada dos EUA no Paraguai recomendou por meio de seu site que seus cidadãos tenham precaução ao visitar as regiões onde há presença da guerrilha.