Tariq Aziz, que foi ministro das Relações Exteriores do Iraque e teve um importante papel no governo de Saddam Hussein, morreu na prisão aos 79 anos, afirmaram ontem autoridades iraquianas.
Único cristão
Tariq Aziz era o único cristão a fazer parte do alto escalão do governo iraquiano na era Saddam Hussein. Condenado à morte em 2010 por perseguir opositores nos anos 1990, ele não foi morto porque o então presidente do país, Jalal Talabani, não assinou a ordem de execução.
Aziz, que conseguiu espaço por ser próximo de Saddam e falar inglês fluentemente, se rendeu durante a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em 2003, que derrubou Saddam pode poder. Ele foi condenado à morte sete anos depois pela perseguição a minorias na era Saddam. Há muito tempo ele se queixava das condições de saúde, segundo familiares.
O médico Saadi al-Majid, chefe do departamento de saúde do governo de Dhi Qar, onde Aziz estava detido, confirmou a morte do ex-ministro. “Tariq Aziz chegou ao Hospital Educacional Al-Nasiriya vitimado por um ataque cardíaco grave. Ele tinha problemas cardíacos, que levaram à sua morte às 15 horas (9 horas no horário de Brasília)”, informou o médico em comunicado oficial.
O governador de Dhi Qar, Yahya al-Nasiri, disse que o corpo será entregue aos parentes de Aziz “assim que nossos procedimentos e investigações de rotina forem concluídos”.
Zaid, filho do ex-ministro, disse que a esposa de Aziz o visitou na prisão na quinta-feira e que pediu às autoridades da prisão que o levassem ao hospital. Zaid afirmou que a direção da prisão recusou o pedido, embora não tenha sido possível confirmar a denúncia de forma independente.
Aziz teve uma atuação diplomática de destaque nos acontecimentos que antecederam a Guerra do Golfo de 1991, quando uma coalizão liderada pelos EUA expulsou forças iraquianas do Kuwait. Ele também participou ativamente das negociações entre o Iraque e a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as inspeções de armas do país, nos anos seguintes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais