Intensos confrontos entre forças do regime sírio e opositores armados foram registrados nesta sexta-feira (8) na base 80, controlada pelos rebeldes e situada nas imediações do aeroporto de Aleppo, a segunda maior cidade do país, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A organização, sediada em Londres e que conta com ampla rede de ativistas no terreno, assinalou que os militares, apoiados por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, travaram combates contra várias facções insurgentes, entre elas o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), ligada à Al Qaeda.
Os combates começaram por volta das 4h locais na base 80, onde funcionava a sede da brigada governamental que protegia o aeroporto e que há um ano fui ocupada pelos rebeldes.
A aviação militar está bombardeando o lugar, onde as forças do regime também se encontram, enquanto os insurgentes do Estado Islâmico também enviaram reforços ao local. De acordo com a fonte, ataques aéreos também foram registrados em outras zonas de Aleppo, como Sajur e Tariq al Bab.
Até ser tomada pelos insurgentes no ano passado, a base 80 era ocupada pela guarnição do regime que protegia o aeroporto de Aleppo e o aeroporto militar de Nayrab, ambos controlados pelas autoridades sírias.
Segundo a ONU, mais de 100 mil pessoas morreram no país árabe desde o início do conflito em março de 2011.
- EUA dizem ter evidências para duvidar da destruição do arsenal químico sírio
- Regime sírio retoma controle de cidade próxima a Damasco
- Combatentes curdos tomam controle de região no norte da Síria
- Pelo menos 8 pessoas morrem em explosão na capital síria
- Morteiro cai na Nunciatura vaticana em Damasco; não há feridos
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião