Um soldado morreu e outras cinco pessoas, quatro delas civis, foram feridas na explosão de uma bomba em uma aldeia do departamento de Cauca, sudoeste da Colômbia, informaram nesta sexta-feira fontes do Governo.

CARREGANDO :)

A bomba foi ativada, aparentemente, por controle remoto, informou à imprensa o secretário do Governo de Cauca, Álvaro Grijalba, que acrescentou que os fatos foram registrados em El Plateado, uma aldeia do município de Argelia, quando tropas de um batalhão de combate terrestre realizavam tarefas de controle, com apoio de cães adestrados na detecção de explosivos.

A carga havia sido detectada por um dos animais, mas explodiu antes que os militares tentassem desativar a bomba, afirmou. Além do soldado, um cachorro morreu na explosão, outro militar e quatro civis foram feridos.

Publicidade

Os civis são dois menores e dois adultos que caminhavam pelas imediações do lugar, destacou Grijalba, que não atribuiu a ação a nenhum grupo armado em particular.

Na região há uma forte presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas também atuam facções do Exército de Libertação Nacional (ELN) e redutos de grupos criminosos e novos grupos paramilitares.