Cinco facções palestinas debateram na noite desta sexta-feira, em Gaza, uma proposta do presidente palestino, Mahmud Abbas, para se alcançar uma trégua com Israel, informaram fontes do movimento islâmico Hamas.
"Esta trégua recíproca seria observada, em um primeiro momento, durante um mês na Faixa de Gaza e, em seguida, na Cisjordânia", disse à AFP Ayman Taha, porta-voz do Hamas, acrescentando que seu movimento vai "estudar esta proposta".
Participaram da reunião representantes do Hamas, Jihad Islâmica, Fatah, Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) e Frente Democrática de Libertação da Palestina (FDLP).
Abbas pediu na véspera o fim dos disparos de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e a conclusão de uma trégua com Israel para o conjunto dos territórios palestinos.
O presidente palestino está desde terça-feira em Gaza para tentar obter um consenso entre os grupos palestinos sobre uma trégua capaz de acabar com o atual ciclo de violência.
No total, 40 palestinos - sendo 13 civis e 27 combatentes - morreram desde o dia 16 de maio passado nos ataques aéreos israelenses contra a Faixa de Gaza, uma resposta aos disparos de foguetes palestinos contra o sul de Israel.
As discussões entre Hamas e Fatah para consolidar a trégua entre os dois movimentos, após os recentes confrontos em Gaza, prosseguirão na próxima semana, no Cairo, disse o porta-voz do Hamas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas