Cinco facções palestinas debateram na noite desta sexta-feira, em Gaza, uma proposta do presidente palestino, Mahmud Abbas, para se alcançar uma trégua com Israel, informaram fontes do movimento islâmico Hamas.

CARREGANDO :)

"Esta trégua recíproca seria observada, em um primeiro momento, durante um mês na Faixa de Gaza e, em seguida, na Cisjordânia", disse à AFP Ayman Taha, porta-voz do Hamas, acrescentando que seu movimento vai "estudar esta proposta".

Participaram da reunião representantes do Hamas, Jihad Islâmica, Fatah, Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) e Frente Democrática de Libertação da Palestina (FDLP).

Publicidade

Abbas pediu na véspera o fim dos disparos de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e a conclusão de uma trégua com Israel para o conjunto dos territórios palestinos.

O presidente palestino está desde terça-feira em Gaza para tentar obter um consenso entre os grupos palestinos sobre uma trégua capaz de acabar com o atual ciclo de violência.

No total, 40 palestinos - sendo 13 civis e 27 combatentes - morreram desde o dia 16 de maio passado nos ataques aéreos israelenses contra a Faixa de Gaza, uma resposta aos disparos de foguetes palestinos contra o sul de Israel.

As discussões entre Hamas e Fatah para consolidar a trégua entre os dois movimentos, após os recentes confrontos em Gaza, prosseguirão na próxima semana, no Cairo, disse o porta-voz do Hamas.

Veja também
  • Fotógrafo capta exato momento em que míssel de Israel cai sobre a população de Gaza
  • Israel prende ministro e autoridades do Hamas na Cisjordânia
  • Vice-ministro da Defesa de Israel diz que premier palestino é possível alvo
  • Mísseis caem em Israel durante visita do representante da UE
Publicidade