O presidente cubano, Fidel Castro, está perfeitamente lúcido e de tão bom humor que até faz brincadeiras, disse nesta quarta-feira o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón.

CARREGANDO :)

Fidel, que completa 80 anos em 13 de agosto, viu-se obrigado a entregar temporariamente na segunda-feira o poder a seu irmão Raúl Castro por causa de uma cirurgia intestinal. Foi a primeira vez que isso aconteceu em quase meio século.

Alarcón, um de seus homens mais próximos, disse ao programa de rádio americano "Democracy Now" que se reuniu com Fidel na segunda-feira e voltou a falar com ele nesta quarta-feira.

Publicidade

"Ele está perfeitamente consciente. Está de muito bem de ânimo, como sempre. Falamos durante cerca de meia hora sobre muitas coisas, do que está ocorrendo no mundo e também do impacto de seu anúncio", declarou.

O governo cubano divulgou desde segunda-feira duas mensagens de Castro, mas não deu mais detalhes sobre sua saúde. Oficialmente, ele sofreu uma "crise intestinal aguda com sangramento".

"Ele está, diria, em um período normal de recuperação após uma cirurgia importante (...) mas muito vivo e muito alerta, como sempre, interessado no que acontece ao seu redor e no mundo", disse Alarcón, o principal conselheiro de Fidel na política.

As razões da crise de Fidel não foram divulgadas, embora o líder cubano tenha dito que seu povo saberá tudo "em seu devido tempo".

"Devido aos planos do Império (Estados Unidos), meu estado de saúde se tornou um segredo de Estado que não pode ser divulgado constantemente", disse Fidel em uma mensagem publicada nesta quarta-feira pelo "Granma", o jornal do Partido Comunista.

Publicidade

Alarcón declarou ao "Democracy Now" que as mensagens atribuídas a Castro foram escritas pelo presidente de seu próprio punho. Raúl, o ministro da Defesa e sucessor designado pela Constituição, assumiu provisoriamente o controle do Conselho de Estado, as Forças Armadas e também do Partido Comunista.

Ele, porém, ainda não deu nenhum sinal aos 11 milhões de cubanos.