Foguetes lançados desde a Síria atingiram acidentalmente as Colinas de Golã, território sírio ocupado por Israel desde 1967, sem causar feridos e nem danos materiais, informou nesta quarta-feira (15) o Exército israelense.
Essa é a primeira vez, desde o início dos confrontos na Síria, que um projétil alcança o Monte Hermon, que foi parcialmente fechado aos visitantes por causa do incidente.
Israel apresentou uma queixa perante o contingente de capacetes azuis da ONU desdobrados na zona desmilitarizada do Golã, anexada pelas autoridades israelenses durante os anos 1980, declarou uma porta-voz militar.
O chefe do Estado-Maior, Beny Gantz, manteve um encontro de urgência com outros responsáveis militares para analisar a situação.
O Exército israelense não respondeu os disparos, assim como há uma semana e meia, quando um morteiro caiu próximo à barreira divisória em plena tensão pelos ataques israelenses na Síria, os quais supostamente destruíram carregamentos de armas destinados à organização libanesa Hezbollah.
Nos últimos meses, vários projéteis caíram no Golã, principalmente na zona desmilitarizada, todos aparentemente de forma acidental, sendo que nenhum causou feridos.