Forças da Líbia realizaram nesta sexta-feira (4) um ataque aéreo perto de uma base militar, nas proximidades da cidade de Ajdabiya, no leste do país, controlada por grupos contrários ao governo de Muamar Kadafi. Segundo os rebeldes, ninguém ficou ferido na ação. A oposição planejou diversos protestos nesta sexta-feira na Líbia.
"Houve uma bomba fora da base militar perto de Ajdabiya", disse Mohammad Abdallah, um combatente da oposição que está no último posto de controle da cidade, na direção de Brega, onde houve duros confrontos entre grupos pró e contra Kadafi na quarta-feira. Rebeldes também disseram que houve uma série de explosões hoje perto de Ajdabiya por volta das 3h (horário local), mas a causa delas não estava clara.
Hoje ocorrem vários funerais de vítimas da violência na Líbia, muitos deles em Ajdabiya. Após as preces do dia sagrado muçulmano, a expectativa é que ocorram novamente grandes manifestações contra Kadafi. Na sexta-feira passada, as forças oficiais reprimiram com violência os atos contra o governo. Segundo a agência Associated Press, a internet parecia completamente interrompida em Trípoli, a capital ainda controlada por Kadafi, e em Benghazi, segunda maior cidade do país, sob comando dos rebeldes.
Os protestos pela saída de Kadafi começaram no dia 15 de fevereiro. O governante, porém, recusa-se a deixar o poder. De acordo com a rede Al-Jazira, as forças do governo tentam retomar o controle de áreas próximas a Trípoli, a fim de garantir uma zona de segurança sob controle de Kadafi. As informações são da Dow Jones, com agências internacionais.
Deixe sua opinião