Um forte terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu o Sul do Irã, nesta quarta-feira (10), perto de Bandar Abbas, região portuária que abriga uma enorme refinaria de petróleo. Pelo menos sete pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas, segundo Yasser Hazbavi, chefe do serviço de atendimento a desastres da província de Hormuzgan. De acordo com as primeiras informações, 200 vilarejos da região registraram severos danos em suas residências. Sítios históricos podem estar entre os locais afetados. O tremor assustou moradores da área, que correram em pânico para a rua.
O terremoto foi registrado às 8h (horário de Brasília), a cerca de 53 km de Bandar Abbas, em uma profundidade de 55 km, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A região é responsável pelo processamento de cerca de 320 mil barris de petróleo bruto por dia no Irã, quarto maior exportador do óleo do mundo. Mas o porto, o terminal de petróleo e a refinaria da cidade não foram danificados.
Inicialmente, a imprensa local relatou um tremor de magnitude 7,5, mas depois a agência estatal Irna o retificou para 6,1. Qualquer sismo acima de 6 pode provocar danos consideráveis.
Moradores dos Emirados Árabes Unidos, ao longo do golfo do Irã, relataram que sentiram um leve tremor. Bancos e escritórios foram esvaziados em Dubai, segundo testemunhas.
Várias falhas sísmicas atravessam o território iraniano. Em 2003, cerca de 31 mil pessoas foram mortas, quanto um terremoto atingiu a cidade histórica de Bam, a 100 km da capital, Teerã.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos