O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou que seu país está pronto para pressionar por sanções de "uma escala sem precedentes", caso o Irã se recuse a responder novas questões sobre seu programa nuclear. Em um novo relatório, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) diz que o Irã é suspeito de realizar experimentos secretos cujo único propósito seria o desenvolvimento de armas nucleares.
Em comunicado nesta quarta-feira, Juppé disse que, se Teerã fracassar em responder às dúvidas apontadas pelo relatório, a comunidade internacional deve elevar a pressão diplomática a um novo patamar, defendendo a ampliação das sanções. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse na semana passada que a comunidade internacional deve avaliar sanções, mas afirmou ser muito cedo para se falar sobre um potencial ataque preventivo contra o país persa por causa de seu programa nuclear.
Potências lideradas pelos EUA temem que o Irã busque fabricar armas nucleares em segredo. Teerã, porém, garante ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Associated Press.