A França apelou neste sábado (26) para a implementação imediata do plano de paz de Kofi Annan para a Síria e disse que vai convocar uma reunião do grupo Amigos da Síria depois que ativistas disseram que 90 pessoas foram mortas em bombardeios da Síria.

CARREGANDO :)

Condenando a violência na sexta-feira como um "massacre", o chanceler francês Laurent Fabius disse que conversará com mediador de paz da ONU Kofi Annan, no domingo.

Plano de paz de Annan com seis pontos, que exige uma trégua, retirada das tropas das cidades e um diálogo entre o governo e a oposição, não conseguiu parar o conflito que se estende por 14 meses na Síria, e que deixou pelo menos 10.000 mortos.

Publicidade

"Observadores da ONU precisam ser capazes de completar sua missão e o plano da força conjunta das Nações Unidas-Liga Árabe tem que ser implementado imediatamente", Fabius disse em um comunicado. Fabius disse que irá também contactar o grupo de trabalho Amigos da Síria imediatamente para tentar marcar uma reunião em Paris.O grupo reúne países ocidentais e árabes interessados em retirar o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Veja também
  • Sobe a 90 o número de mortos na ofensiva em Homs
  • Oposição síria faz apelo urgente após massacre de Houla
  • Tanques entram pela primeira vez em Aleppo em dia com 73 mortos na Síria