A tempestade Darby ganhava força no litoral oeste do México, no oceano Pacífico, depois de se tornar nesta quinta-feira um furacão de categoria 1, embora não haja previsão de que chegue ao continente até a próxima semana, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
O Darby, que se formou nas primeira horas de quarta-feira, registrava às 18h (horário de Brasília) ventos de 130 quilômetros por hora e estava 400 quilômetros a sudoeste do balneário de Puerto Escondido, muito visitado por turistas norte-americanos e europeus.
"É provável um fortalecimento adicional para amanhã", disse o Centro em comunicado, acrescentando que não foram emitidos alertas para a população no litoral mexicano.
No entanto, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) previu chuvas fortes a intensas, sobretudo no Estado de Oacaxa, onde está Puerto Escondido.
Os furacões no litoral mexicano no Pacífico normalmente afetam centros turísticos, mas não instalações petrolíferas, que estão em grande parte no Golfo do México.
No sul do país e na América Central, os furacões provocam chuvas torrenciais que, frequentemente, causam inundações e deslizamentos de terra.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas