O furacão Irene atingiu o Estado norte-americano da Carolina do Norte com fortes chuvas e ventos neste sábado (27), trilhando um caminho que ameaça a densamente povoada região da costa leste dos Estados Unidos com enchentes e falta de energia.
O olho da tempestade cruzou a costa da Carolina do Norte perto de Cape Lookout por volta das 7h30 horário local (8h30 horário de Brasília), afirmaram meteorologistas do US National Hurricane Center.
O Irene está percorrendo uma rota sentido norte-nordeste ao longo da costa norte-americana e deve continuar sendo considerado um furacão enquanto atinge Estados do país na noite deste sábado e também no domingo.
Com ventos de 140 quilômetros por hora, Irene enfraqueceu para um furacão de categoria 1 na escala de intensidade de 1 a 5 de Saffir-Simpson. Apesar disso, meteorologistas alertam que o fenômeno continua sendo uma tempestade grande e perigosa.
A prefeitura de Nova York decretou retirada de moradores em escala sem precedentes enquanto Estados desde as Carolinas ao Maine declararam estado de emergência por causa do furacão, cuja largura de 960 quilômetros ameaça uma região habitada por dezenas de milhões de pessoas.
No início do dia, na costa da Carolina do Norte, os ventos cortaram linhas de energia e derrubaram árvores, enquanto a chuva caía com força inundando algumas ruas. Na cidade portuária de Wilmington, na Carolina do Norte, as ruas estavam vazias e o ar estava tomado pelo som de pinheiros sendo quebrados pela força dos ventos.
Um homem não identificado na região de Wilmington foi levado pelas águas e pode ter se afogado, afirmaram membros de equipes de emergência. A Progress Energy, empresa de eletricidade local, projetou que 125 mil clientes na costa da Carolina do Norte estão sem energia.
Confira a trajetória e os horários de chegada do furacão Irene. Acesse o link do aplicativo do Google.org Crisis Response
Confira mais informações no National Hurricane Center
Acompanhe a cobertura em tempo real pelo twitter NYT Live
Confira a chegada do furacão Irene à Costa Leste acessando o link do Daily News
- Voos do Brasil para Nova York são cancelados por causa do "Irene"
- Prejuízos do Irene já chegam a US$ 1,1 bi, e devem subir
- Obama declara estado de emergência em Nova York
- Nova York toma medidas inéditas para receber furacão Irene
- Alerta de furacão é estendido ao sul da Nova Inglaterra
- Evacuação obrigatória em Nova York vai afetar 250 mil pessoas
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião