O furacão Irene ganhou mais força nesta quarta-feira, elevando-se à categoria 3 enquanto cruza o Caribe e se dirige para a costa nordeste dos Estados Unidos. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), sediado em Miami, informou que os ventos máximos sustentados do Irene subiram nesta manhã para 185 quilômetros por hora, e a previsão é que ele se fortaleça ainda mais nos próximos dias.
O NHC informou que Irene deve tocar terra em New England, que compreende os estados de Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island, e Connecticut. Segundo a previsão atual do centro, o furacão deve tocar terra na Carolina do Norte no sábado. Além disso, deve estar perto de Long Island, no estado de Nova York, no final do domingo.
Às 7h (de Brasília), Irene estava 540 a sudeste de Nassau, nas Bahamas, e se movia para oés-noroeste a uma velocidade de 15 quilômetros por hora. Autoridades federais advertiram que o furacão pode causar inundações, apagões e outros problemas na Costa Leste dos EUA, inclusive se mudar de rota e não chegar a tocar terra.
As informações são da Associated Press e da Dow Jones.