Ao menos 50 pessoas morreram no Mississipi, enquanto que na Louisiana as autoridades tentavam resgatar nesta terça-feira centenas de pessoas das inundações, depois da passagem do furacão Katrina pela costa americana do Golfo do México.
No Mississipi, as autoridades disseram à imprensa local que há pelo menos 50 mortos neste estado americano. O porta-voz da Administração de Emergências do condado de Harrison, Jim Pollard, declarou ao jornal "The Clarion Ledger" que 30 pessoas morreram em um complexo de apartamentos de Biloxi afogadas ou esmagadas pelos escombros.
A feroz tormenta causou danos extensos e catastróficos em toda a costa depois de chegar primeiro à Louisiana na segunda-feira com ventos de 224 quilômetros por hora. Em continuação atingiu o Mississipi, passou pelo Alabama e o oeste da Flórida, deixando edifícios destruídos, ruas e campos inundados e carros, barcos e árvores lançados por toda parte.
A maioria das mortes parece ter sido produzida por uma enorme subida do nível do mar que entrou até 1,5 quilômetros terra adentro. Outros morreram pela queda de árvores e outros acidentes com carros. Em muitas zonas, os trabalhadores dos serviços de emergências tentavam alcançar as numerosas vítimas potenciais pelas inundações ou montanhas de escombros.
Em Nova Orleans a polícia disse que muitas pessoas escaparam das águas subindo em telhados, e que estão utilizando barcos para chegar às áreas inundadas e resgatar as pessoas presas aos escombros. Outras pessoas foram retiradas por helicópteros.
Na manhã desta terça-feira, depois de se tornar uma tormenta tropical com ventos de 96 quilômetros por hora, Katrina se deslocou para o interior, na direção do nordeste do Mississipi.
Veja as imagens da passagem do furacão Katrina
Se você viu o furacão, conte aqui a experiência
- Katrina se transforma em tormenta tropical, mas ainda ameaça os EUA
- Katrina deixa ao menos três mortos na Louisiana e segue para o Alabaman
- Guarda Nacional mobiliza soldados para ajudar estados atingidos por Katrina
- Katrina perde força e é rebaixado a furacão de categoria 1
- Katrina castiga sudeste dos Estados Unidos
- Katrina: Bush declara Louisiana e Mississippi áreas de desastre
- Nova Orleans se prepara para mensurar a catástrofe
- Árvores foram arrancadas com asfalto e tudo, diz brasileira
- Veja as imagens de Katrina sobre a Louisiana
- Veja quais foram os furacões mais catastróficos para os EUA
- Katrina pode ser furacão mais custoso da História dos EUA
- Katrina perde força, mas atinge raio de 200 quilômetros
- Furacão começa a levar parte da cobertura do Superdome
- Katrina pode destruir 300 mil casas na Louisiana
- Furacão Katrina chega aos EUA com ventos de 240 km/h