O Centro de Furacões dos Estados Unidos elevou para 4 a categoria do furacão Norbert, que avançou nesta quarta-feira (8) rumo à península da Baixa Califórnia, no México. A tempestade, agora classificada de "extremamente perigosa" e com ventos de 215 km/h, deve chegar ao continente neste final de semana, segundo os especialistas.
Norbert atingirá a península mexicana nas primeiras horas do sábado, perto de Los Cabos, um balneário muito visitado por turistas norte-americanos.
O Norbert estava, às 12h de Brasília, localizado a cerca de 740 quilômetros ao sul da península da Baixa California, avançando 15 quilômetros por hora rumo a oeste e noroeste, paralelamente à costa do Pacífico Central.
Espera-se que o furacão se dirija ao norte, adentrando a costa, a partir de quinta-feira.
"Norbet ganha força e espera-se que se mantenha como um grande furacão durante as próximas 48 horas", disse o Centro em um relatório.
O Serviço Meteorológico Nacional do México, que classificou como alto o perigo oferecido pelo Norbert, alertou para fortes chuvas e ondas grandes nos próximos dias e disse que o furacão favorece a formação de nuvens sobre os Estados do Pacífico Médio, como Michoacán, Colima, Jalisco e Nayarit.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano