Os sites de busca do Google na China pararam de funcionar momentaneamente nesta terça-feira e, a princípio, a companhia americana atribuiu o problema a questões técnicas, mas depois concluiu que o governo chinês estava bloqueando a busca dos usuários com seu "Grande Muro", segundo informa o Wall Street Journal.
O Google disse que seu tráfego de busca na China voltou ao normal. "Por enquanto esta questão parece estar resolvida", disse o Google me nota divulgada à imprensa.
Contudo, o episódio demonstrou que o relacionamento entre o Google e a China continua bastante confuso e pode representar uma rápida escalada na batalha do governo chinês com o Google, uma semana depois da companhia ter parado de seguir a regra de censura da China.
O Google se empenhou em descobrir a causa do problema, no qual os usuários recebiam mensagens de erro para as buscas no site a partir da China no endereço www.Google.com.hk. O Google começou a desviar os usuários chineses na internet para seu site em Hong Kong na semana passada, quando anunciou que não mais seguiria a política de censura da China.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou