O governo brasileiro indicou nesta segunda-feira o general José Elito Carvalho de Siqueira para substituir o general Urano Bacellar no comando das tropas de paz no Haiti. A indicação foi feita durante uma conferência via telefone entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e representantes da França, do Chile, do Canadá, da Argentina e da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Durante a conversa, os países que fazem parte do grupo das Nações Unidas decidiram apoiar a manutenção do comando miliatar das forças a cargo do Brasil.
Outra decisão tomada nesta segunda-feira é que não serão aceitas provocações que dificultem ou impeçam a realização das eleições no Haiti, marcadas para o dia 7 de fevereiro próximo. Na reunião, houve consenso de que também há forças contrárias à missão da ONU naquele país.
Ficou acertado que haverá uma reunião, nos próximos dias, em Porto Príncipe, entre representantes desses países e altos funcionários haitianos. Entre as autoridades brasileiras que estarão presentes, destaca-se o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast