A Grã-Bretanha comprará 22 helicópteros Chinook da Boeing Co. como parte de uma investimento de 900 milhões de libras esterlinas (US$ 1,5 bilhão) em novos equipamentos para suas tropas no Afeganistão, anunciou o governo nesta terça-feira.
O anúncio foi feito no mesmo momento em que o ministro da Defesa informou que mais dois soldados britânicos foram mortos nesta terça-feira no Afeganistão, numa explosão no sul do país da Ásia Central.
O secretário da Defesa, Bob Ainsworth, disse que o plano de investimentos de três anos será pago com cortes em outras áreas do orçamento militar. Ele disse que o novo foco é fornecer melhores armas às tropas que lutam no Afeganistão e mais recursos para a inteligência.
Os militares britânicos têm sido muito criticados por terem enviado soldados sem equipamento moderno e suficiente ao Afeganistão, principalmente sem o apoio de helicópteros. A Grã-Bretanha tem atualmente 48 helicópteros Chinook. Os 10 primeiros da nova encomenda deverão ser enviados ao Afeganistão em 2013.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos