O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, respirará em Nova Délhi um ar nove vezes mais poluído que o admissível segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou neste sábado o Greenpeace.
Obama chegará no domingo à capital indiana e um dos principais atos dos quais participará será um desfile militar previsto para segunda-feira, "no qual estará muito tempo ao ar livre, em um ar tóxico", disse à Agência Efe uma porta-voz da organização ambientalista, Aishwarya Madineni.
O Greenpeace instalou medidores de poluição atmosférica nos lugares que o líder americano visitará, que revelaram níveis de poluição nove vezes superiores aos admissíveis segundo a OMS e seis vezes acima dos padrões dos Estados Unidos.
"O ar está inclusive três vezes mais poluído que o permitido nos padrões da própria Índia", afirmou Madineni.
Os Estados Unidos e Índia figuram entre os países mais poluentes do mundo e a agenda da visita inclui o impulso de energias limpas por ambas as partes.
Os níveis de poluição em Nova Délhi são duas vezes e meia superiores aos de Pequim, uma das capitais com pior reputação em qualidade do ar.
Um dos primeiros lugares que visitará o presidente dos Estados Unidos, que viaja acompanhado de sua esposa Michelle, será o memorial de Mahatma Gandhi, onde os medidores desta organização detectaram níveis de partículas poluentes no ar "insanos e perigosos".
A ecologista ressaltou que respirar diariamente nestas condições representa "um alto risco de contrair doenças respiratórias e cardiovasculares, entre elas vários tipos de câncer".
A área urbana de Nova Délhi e suas cidades satélite é uma das maiores metrópoles do mundo, com cerca de 20 milhões de habitantes, que apesar de contar com amplas zonas verdes não são suficientes para absorver o pó, as emissões industriais e nem as procedentes do tráfego, principais fatores poluentes.
A Corte Suprema da capital pediu recentemente ao governo medidas mais efetivas para reduzir a poluição, perante o risco especialmente para as crianças.
Barack Obama será o primeiro chefe de Estado dos EUA convidado ao desfile do Dia da República, em meio de a medidas de segurança extremas, já que estará em espaços abertos mais do que costuma ser habitual em seus atos.
Obama será também o primeiro presidente americano em comparecer em duas ocasiões a Índia, onde já esteve em 2010.
- Obama e líderes mundiais viajam à Arábia Saudita para oferecer condolências a Abdullah
- Representante dos EUA dialoga com dissidência cubana
- Obama cancela visita ao Taj Mahal para viajar à Arábia Saudita
- Obama expressa condolências pela morte do Rei Abdullah
- Fumante recebe multa de US$ 15 mil por atirar bitucas em Cingapura
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais