A secretária de Estado americana Hillary Clinton pediu esta sexta-feira a palestinos e israelenses para "aproveitar" a oportunidade e retomar o diálogo proposto pelo Quarteto para o Oriente Médio (EUA, Rússia, União Europeia e ONU).
"Instamos ambas as partes a aproveitarem esta oportunidade para voltar ao diálogo", disse Hillary a jornalistas na ONU, onde o presidente palestino, Mahmud Abbas, apresentou esta sexta-feira o pedido de adesão de um Estado da Palestina às Nações Unidas, apesar da oposição de Estados Unidos e Israel.
Segundo a declaração divulgada na ONU, o Quarteto propôs alcançar um acordo de paz entre israelenses e palestinos "antes do fim de 2012", para o qual "em um mês haverá um encontro preparatório entre as partes para acertar a agenda e os métodos de procedimento da negociação". "A proposta do Quareto mostra a firme convicção da comunidade internacional de que a paz justa e duradoura só pode ser alcançada através de negociações entre as partes", disse Hillary.
Os Estados Unidos prometeram vetar no Conselho de Segurança - o que permite sua condição de membro permanente - a solicitação de adesão do Estado palestino, alegando que a negociação direta com Israel é o único caminho para a paz.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia