A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, assegurou neste sábado ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e outras autoridades chinesas que os maciços investimentos da China em notas do Tesouro norte-americano - os chamados Treasuries - continuam a ser seguros.
"Eu agradeço muito a contínua confiança do governo chinês nos Treasuries dos Estados Unidos", disse Hillary, durante coletiva de imprensa com o ministro chinês das Relações Exteriores, Yang Jiechi.
Em sua primeira visita à China desde que assumiu como principal diplomata dos EUA, Hillary disse ainda que o diálogo entre os dois países sobre questões econômicas será expandido para incluir também questões de segurança. Segundo Hillary, detalhes do diálogo serão definidos pelos presidentes dos EUA, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, quando eles se encontrarem durante cúpula econômica em Londres, no começo de abril.
Yang, por sua vez, disse que a China quer que suas reservas internacionais - as maiores do mundo e hoje estimadas em cerca de US$ 1,95 trilhão - sejam investidas com segurança.
As duas nações também concordaram hoje em concentrar esforços nas estabilização da economia mundial e no combate ao aquecimento global, deixando de lado, por enquanto, antigas preocupações sobre os direitos humanos na China.