O presidente da França, François Hollande, parabenizou neste domingo (24) o islamita Mohammed Mursi por sua vitória nas eleições presidenciais egípcias e ressaltou a importância da transição no país, iniciada em 2011, prosseguir tendo como objetivo estabelecer um sistema político "democrático e pluralista".
"A França cumprimenta a população egípcia, que participou do processo eleitoral com calma e determinação, refletindo mais uma vez seu desejo de escolher livre e democraticamente seus representantes e dirigentes", disse o chefe do Estado em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.
Mursi é o primeiro presidente do Egito após a queda, em fevereiro de 2011, de Hosni Mubarak. Segundo a nota, o objetivo da transição é estabelecer no Egito "um sistema político democrático e pluralista e um estado de direito que garanta as liberdades civis e políticas de todos os cidadãos".
O presidente francês ressaltou além disso que seu país apoiará o Egito para que o país supere suas dificuldades econômicas.
Hollande lembrou que este é um objetivo discutido na cúpula do G8, realizada em maio em Camp David, nos EUA, na qual a França ressaltou seu apoio às transições democráticas no mundo árabe.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares