Homens armados roubaram na segunda-feira um bimotor, que havia sido apreendido por tráfico de drogas, de uma base militar aérea no norte de Honduras, em um episódio sem precedentes no país assolado por uma escalada de violência, disse o ministro da Segurança, Oscar Alvarez.
A aeronave estava sob custódia da Força Aérea hondurenha no aeroporto da cidade de San Pedro Sula, 165 quilômetros ao norte de Tegucigalpa, onde se mantêm também aviões de combate sob vigilância de soldados.
A aeronave roubada decolou do aeroporto que está junto à base.
"Cinco homens fortemente armados dominaram os guardas da base aérea e partiram com o avião", disse Alvarez a jornalistas de emissoras locais.
O ministro afirmou que as autoridades da base militar aérea denunciaram o roubo ao Ministério Público e que foram iniciadas as investigações sobre o caso.
Alvarez afirmou que o roubo pode ter sido cometido por quadrilhas de narcotraficantes.
San Pedro Sula, a segunda cidade mais importante de Honduras e a mais ativa industrial e comercialmente, é também a mais atingida por uma escalada de violência exacerbada pela presença de cartéis da droga mexicanos e colombianos que utilizam o país para traficar cocaína para os Estados Unidos.