Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
consulta pública

Hong Kong lança referendo sobre reformas democráticas

Hong Kong fará uma consulta pública nesta quarta sobre a proposta de aumentar o número de pessoas que elegem o líder da cidade. O plano, porém, não atendeu às expectativas dos políticos partidários de mais democracia, que pedem eleições sobre todos os postos para 2012. O secretário-chefe da administração, Henry Tang, disse a parlamentares que o governo quer aumentar o número de membros do Comitê Eleitoral, dos atuais 800 para 1.200, até 2012, para ganhar representatividade.

O comitê, cujos membros são a maioria partidários de Pequim, tem a tarefa de escolher o executivo-chefe da cidade a cada quatro anos. Tang disse que o governo também propôs aumentar o número de membros do Conselho Legislativo, dos atuais 60 para 70 nomes, até 2012

Uma consulta pública sobre as propostas começará hoje. Segundo ele, as autoridades chinesas deixaram claro que o sufrágio universal "pode ser implementado para o executivo-chefe em 2017, e para o Conselho Legislativo em 2020", e pediu o apoio dos parlamentares.

"Essa é uma decisão constitucional. Se nosso desenvolvimento constitucional ficar travado de novo, isso irá inevitavelmente desapontar os membros do público", afirmou ele. Tang se referia ao fato de o governo não conseguir ganhar o apoio necessário de dois terços para passar outra reforma constitucional, proposta em 2005.

Centenas de manifestantes pela democracia marcharam para exigir um caminho mais claro para o sufrágio universal, após o encontro entre Tang e os parlamentares

O presidente do Partido Democrático, Albert Ho, disse que não havia substância no documento de consulta e que eles deveriam seguir lutando pelo sufrágio universal em 2012. "O documento para a consulta não fornece propostas concretas sobre como o sufrágio universal será implementado. Não há nenhuma menção sobre a necessidade de se mudar a lei", afirmou Ho.

A Grã-Bretanha devolveu Hong Kong ao domínio da China em 1997. Fora da alçada do desenvolvimento constitucional, a cidade pode operar um sistema administrativo e legal separado. As informações são da Dow Jones

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.