Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Houthis sequestram chefe de gabinete do presidente do Iêmen

Homens armados ligados ao movimento xiita doshouthissequestrou neste sábado (17)Ahmed Awad Mubarak, chefe de gabinete do presidente iemenita,Abd Rabbo Mansour Hadi. Uma fonte próxima a Mubarak afirmou que um grupo de houthis, alguns vestidos com uniforme militar, pararam o carro de Mubarak na rua Al Setin, na cidade de Sana.

O chefe de gabinete, que se dirigia ao palácio presidencial, foi levado para um local desconhecido, em um sequestro que evidencia a complicada relação entre as autoridades iemenistas e os houthis, que controlam várias províncias do Iêmen. Facções e governo divergem sobre a criação de uma nova Constituição para o Iêmen -Mubarak, apresentaria neste sábado o projeto do novo conjunto de leis.

O projeto de Carta Magna estipula a divisão do país em seis regiões sob um novo Estado federal, o que é rejeitado pelo movimento xiita, que quer dividir o país em duas províncias.

EUA e Reino Unido condenam sequestro de chefe de gabinete do Iêmen

A embaixada dos Estados Unidos em Sana pediu neste sábado em comunicado a libertação imediata de Ahmed Awad Mubarak, chefe de gabinete do presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, sequestrado hoje de manhã.

A embaixada americana qualificou o sequestro de "tática intimidatória, que busca silenciar as vozes que defendem a paz e a estabilidade no Iêmen".

Os Estados Unidos ressaltaram que o Iêmen se encontra em "uma encruzilhada" e que os desafios políticos que enfrenta só serão resolvidos mediante "um diálogo pacífico" sobre vários temas, como a Constituição.

A embaixadora britânica em Sana, Jane Marriott, expressou sua preocupação pelo sucedido e pediu a libertação de Mubarak, ao lembrar que ele teve um grande papel em defender a revolução de 2011 que tirou Ali Abdullah Saleh, aliado dos houthis, do poder.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.