Imagens disponibilizadas nesta segunda-feira (17) pela Agência Espacial Europeia mostram como foi a aterrissagem do robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, realizada na última quarta-feira (12).
As fotos, tiradas pela sonda Rosetta, responsável por lançar Philae, mostram o trajeto feito pelo robô na meia hora seguinte ao pouso. Nesse período, Philae foi lançado a uma distância de aproximadamente um quilômetro.
Na sexta-feira o robô esgotou suas baterias e, desde então, não se comunicou mais com a Terra. A agência ainda tenta localizá-lo, mas, mesmo que ele seja encontrado, não há garantia de que o robô (que opera à base de energia solar) possa ser reativado.
Segundo a rede britânica BBC, mesmo com a desativação do robô, a agência se diz "muito feliz" com o material colhido durante as 60 horas que ele permaneceu ativo. Entre as informações coletadas está a qualidade e temperatura do solo do cometa, cuja falta de aderência explicaria porque Philae foi lançada a uma distância tão grande após o pouso.
Deixe sua opinião