Um dos chefes da guerrilha colombiana Farc foi detido na segunda-feira em território equatoriano, em uma nova mostra do fortalecimento na cooperação entre os dois vizinhos na luta contra os grupos rebeldes e o tráfico de drogas.
A Agência Estatal de Notícias Andes, do Equador, informou que homens da polícia equatoriana capturaram Fabio Ramírez, conhecido como Danilo, que confessou ser o segundo comandante da Frente 48 das Farc, que opera na região de fronteira entre o Equador e a Colômbia.
Ramírez, que era procurado pela polícia colombiana por supostos atos criminosos, foi detido junto com sua mulher quando ambos circulavam sem documentos de identificação pelo sul de Quito.
"As autoridades equatorianas solicitaram a seus pares da Colômbia a constatação das impressões digitais para identificar o casal. Os detidos declararam nas dependências policiais que pertencem à Frente Sul das Farc", disse a agência Andes.
Os dois detidos, de nacionalidade colombiana e que teriam passado uma semana no Equador -- segundo versões da imprensa local que não foram confirmadas -- foram colocado à disposição de um juiz que deve iniciar o processo de deportação para o país de origem.
Quito e Bogotá, que restabeleceram suas relações diplomáticas em dezembro depois de uma suspensão de quase três anos, têm redobrado seus esforços para cooperar na luta contra grupos criminosos que atuam na fronteira dos países.