Um incêndio propagado pelo vento já feriu pelo menos 13 pessoas e atingiu mais de cem casas, muitas de luxo, no balneário de Montecito, sul da Califórnia, muito frequentado por celebridades, disseram autoridades na sexta-feira (14).
O fogo começou na noite desta quinta-feira (13) e durante a madrugada devastou 810 hectares, avançando sobre quarteirões inteiros desta localidade, 145 quilômetros a noroeste de Los Angeles, que é conhecida como "Riviera Americana".
O governador Arnold Schwarzenegger declarou estado de emergência no Condado de Santa Barbara, colocando recursos adicionais à disposição dos bombeiros locais.
Mas rajadas de vento de até 110 quilômetros por hora deixam os bombeiros impotentes. "A Mãe Natureza basicamente tomou conta", disse o bombeiro-chefe Kevin Wallace a jornalistas.
Os atores John Cleese, Christopher Lloyd e Rob Lowe e a apresentadora Oprah Winfrey estão entre os cerca de 10 mil proprietários de imóveis em Montecito. Assessores de Winfrey divulgaram nota dizendo que a residência dela não foi atingida. Não se sabe a respeito das casas de outras celebridades.
Outros proprietários famosos da área incluem Craig McCaw, pioneiro da telefonia celular, e Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que teria pagado 20 milhões de dólares neste ano pela casa da comediante Ellen DeGeneres.
O vento parou após o amanhecer, mas deveria retomar a força durante o dia, deixando os cerca de 650 bombeiros com um curto intervalo para conseguirem avançar.
"Teremos um dia duro pela frente. Controlar este incêndio não é algo que esteja nem à vista", disse Don Price, chefe dos bombeiros na vizinha cidade de Santa Barbara.
Moradores foram retirados de cerca de 2.500 casas, e falta energia para cerca de 20 mil pessoas na região, segundo autoridades. Por causa da falta de chuvas, os reservatórios locais estão baixos, e as autoridades declararam emergência hídrica em Montecito.
Na manhã desta sexta-feira, o incêndio já se aproximava da periferia de Santa Barbara, onde pelo menos 20 casas foram afetadas, segundo autoridades.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Deixe sua opinião