Um incêndio propagado pelo vento já feriu pelo menos 13 pessoas e atingiu mais de cem casas, muitas de luxo, no balneário de Montecito, sul da Califórnia, muito frequentado por celebridades, disseram autoridades na sexta-feira (14).
O fogo começou na noite desta quinta-feira (13) e durante a madrugada devastou 810 hectares, avançando sobre quarteirões inteiros desta localidade, 145 quilômetros a noroeste de Los Angeles, que é conhecida como "Riviera Americana".
O governador Arnold Schwarzenegger declarou estado de emergência no Condado de Santa Barbara, colocando recursos adicionais à disposição dos bombeiros locais.
Mas rajadas de vento de até 110 quilômetros por hora deixam os bombeiros impotentes. "A Mãe Natureza basicamente tomou conta", disse o bombeiro-chefe Kevin Wallace a jornalistas.
Os atores John Cleese, Christopher Lloyd e Rob Lowe e a apresentadora Oprah Winfrey estão entre os cerca de 10 mil proprietários de imóveis em Montecito. Assessores de Winfrey divulgaram nota dizendo que a residência dela não foi atingida. Não se sabe a respeito das casas de outras celebridades.
Outros proprietários famosos da área incluem Craig McCaw, pioneiro da telefonia celular, e Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que teria pagado 20 milhões de dólares neste ano pela casa da comediante Ellen DeGeneres.
O vento parou após o amanhecer, mas deveria retomar a força durante o dia, deixando os cerca de 650 bombeiros com um curto intervalo para conseguirem avançar.
"Teremos um dia duro pela frente. Controlar este incêndio não é algo que esteja nem à vista", disse Don Price, chefe dos bombeiros na vizinha cidade de Santa Barbara.
Moradores foram retirados de cerca de 2.500 casas, e falta energia para cerca de 20 mil pessoas na região, segundo autoridades. Por causa da falta de chuvas, os reservatórios locais estão baixos, e as autoridades declararam emergência hídrica em Montecito.
Na manhã desta sexta-feira, o incêndio já se aproximava da periferia de Santa Barbara, onde pelo menos 20 casas foram afetadas, segundo autoridades.
Deixe sua opinião