Há dois meses não havia dúvidas entre os analistas políticos: Hillary Clinton seria a candidata democrata para as eleições presidenciais. Ela levava larga vantagem sobre os demais pré-candidatos do partido e exibia uma liderança confortável sobre qualquer oponente republicano. Mas na quinta-feira (13), uma série de pesquisas da CNN mostrou que o quadro mudou, pois a ex-primeira-dama está quase sendo alcançada por seus rivais no partido e, pior: empatava ou aparecia em desvantagem em relação aos republicanos.
De acordo com a pesquisa, Hillary teria o apoio de 37% dos democratas para obter a indicação, contra 27% do senador Bernie Sanders e 20% do vice-presidente Joe Biden, que ainda não decidiu se entra na corrida. Em julho, Hillary tinha 56%, contra 19% de Sanders e 15% de Biden.
Empate com Trump
Nas simulações, Hillary e Donald Trump estão empatados com 48%. Há um mês ela tinha uma vantagem de seis pontos e, em julho, liderava com 16 sobre o bilionário. No atual levantamento, ela perde para Jeb Bush por 49% a 47% e fica ainda pior quando o neurocirurgião Ben Carson é colocado na simulação: 46% das intenções de votos, contra 51% do republicano.
O que tem afetado Hillary é o escândalo do uso de e-mail privado para assuntos de Estado e sua reação tardia aos fatos. Começa a colar em Hillary uma das piores imagens para um candidato: a de mentirosa. Jornais e cientistas políticos começaram a levantar dúvidas sobre a viabilidade da candidatura. Katie Glueck, analista do site Politico, afirma que apesar da enxurrada de manchetes negativas, ela ainda é considerada a favorita para a indicação democrata entre os estrategistas, mas que os demais candidatos têm agora uma margem que antes não existia.
Já há quem fale que o partido poderia levar nomes como Al Gore e John Kerry para a disputa. O medo é jogar no lixo a real chance do partido fazer o terceiro mandato seguido na Casa Branca, algo que não acontece desde a década de 1940.
- Biden ameaça e faz suspense, mas não anuncia corrida à Casa Branca
- Hillary Clinton perde liderança entre democratas de New Hampshire em pesquisa
- Apoio de democratas a Hillary Clinton está em menor nível desde 2012
- Donald Trump expulsa jornalista de entrevista coletiva: ‘Volte para a Univisión’
- Trump amplia vantagem entre republicanos com queda de Jeb Bush, mostra pesquisa
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Deixe sua opinião