A Índia anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento do maior foguete já construído pelo país e o sucesso do teste de reentrada na atmosfera terrestre de um módulo capaz de levar uma tripulação ao espaço.
A Organização de Pesquisa Espacial Indiana informou que o foguete de 630 toneladas foi lançado de Sriharikota, no Estado de Andhra Pradesh, sul do país.
O foguete transportou um módulo para tripulantes vazio, que foi liberado a 125 quilômetros de altura. O módulo, projetado para levar de dois a três astronautas, pousou no Golfo de Bengala, informou K. Radhakrishnan, presidente da organização. Segundo ele, a missão marca "um dia muito significativo para a história espacial indiana". Mas especialistas dizem que levará anos até que a Índia envie astronautas para o espaço.
Em setembro, a Índia passou a integrar um seleto grupo de países, quando colocou uma espaçonave guiada na órbita de Marte. Apenas os Estados Unidos, a ex-União Soviética e a Agência Espacial Europeia haviam conseguido fazer isso antes.
A Índia, que luta para se tornar um integrante do bilionário mercado espacial, tem lançado satélites leves nos últimos anos, mas enfrentou problemas com naves mais pesadas.
O especialista espacial Pallava Bagla disse que o foguete recém-lançado vai dobrar a capacidade do que a Índia consegue levar para o espaço para de 4 toneladas.