Grupos insurgentes tomaram neste domingo o controle de um importante quartel militar na província de Deraa, na Síria, após enfrentamentos com o exército que deixaram 40 mortos de ambas partes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Os rebeldes, entre eles milicianos da Frente al-Nusra (filial da Al Qaeda na Síria), tomaram a Brigada 82, base da Defesa Aérea localizada no povoado de Al-Shaykh Maskin, a 30 quilômetros ao norte da cidade de Deraa e a 100 ao sul de Damasco.
Um oficial desertor sírio, general-de-brigada Ahmed Rahal, explicou à Agência Efe que este quartel representa a última instalação militar do exército sírio em Al-Shaykh Maskin e se encarrega da defesa dos povoados de Azra e Sanamain, as únicas que se encontram sob o controle do regime nessa zona.
Segundo Rahal, a tomada dessas duas localidades permitirá aos rebeldes eliminar o bloqueio estabelecido pelas forças governamentais na região de Al Guta al Gharbiya, nos subúrbios de Damasco.
Ele explicou ainda que esta ação quartel acabará com os bombardeios que as forças governamentais lançam a partir este lugar contra as regiões próximas controladas pelos rebeldes, enquanto outras fontes opositoras afirmaram que as linhas de provisão do regime ficaram cortadas nessa área.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast