A Guarda Revolucionária do Irã não tem planos de acompanhar navios com ajuda humanitária até a Faixa de Gaza, disse hoje o vice-comandante Hossein Salami. Duas embarcações do Crescente Vermelho aguardam aprovação para se dirigir ao enclave bloqueado. "Tal questão não está na agenda da guarda", afirmou Salami, segundo a agência de notícias estatal Irna, após relatos de que a força de elite estava pronta para escoltar os navios com ajuda humanitária até Gaza.
Um auxiliar do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse na semana passada que o poderoso Exército iraniano estava pronto para escoltar as embarcações se a ordem fosse dada por Khamenei. Um funcionário do Crescente Vermelho iraniano afirmou ontem que dois navios com ajuda organizada pelo grupo humanitário estavam prontos e esperando a aprovação do Ministério de Relações Exteriores para partir para Gaza.
A decisão de enviar mais ajuda foi tomada depois que o ataque militar israelense contra uma flotilha com ajuda que se dirigia a Gaza resultou na morte de nove ativistas no último dia 31. As animosidades entre o Irã e seu inimigo Israel pioraram após a chegada de Mahmoud Ahmadinejad à presidência. Altos comandantes afirmam que Teerã tem mísseis capazes de atingir qualquer alvo no Estado judeu.
Por sua vez, Israel, que tem o único arsenal não declarado do Oriente Médio, não descartou a possibilidade de ações militares contra o Irã a fim de evitar que o país venha a desenvolver capacidade de fabricar armas nucleares. O Irã nega que tenha esse tipo de ambição. As informações são da Dow Jones.