O principal negociador nuclear do Irã tentou nesta quarta-feira, durante visita ao Paquistão, atenuar a preocupação internacional sobre o programa atômico de seu país, dias depois de uma agência da Organização das Nações Unidas confirmar que Teerã retomou a conversão de urânio.

CARREGANDO :)

Ali Larijani busca apoio de países não-ocidentais para o programa nuclear iraniano, que oficialmente se destina apenas à geração de eletricidade para fins civis, e não para o desenvolvimento de armas, como acusam os EUA.

- Estamos totalmente preparados para mantermos quaisquer negociações internacionais e discussões para removermos as preocupações internacionais - disse Larijani após reunião com o primeiro-ministro paquistanês, Shaukat Aziz.

Publicidade

Larijani disse a jornalistas, sem entrar em detalhes, que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apresentará uma nova iniciativa para "facilitar o trabalho de garantir à comunidade internacional a natureza exclusivamente pacífica das nossas atividades".

O negociador iraniano, nomeado em agosto pelo novo presidente do Irã, deve se reunir ainda nesta quarta-feira com o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, e com o chanceler local, Khursheed Mehmood Kasuri.

Na sexta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) divulgou um relatório confirmando que o Irã retomara a conversão de urânio, uma das várias atividades anteriormente suspensas devido a um acordo de Teerã com França, Grã-Bretanha e Alemanha.