O principal negociador nuclear do Irã tentou nesta quarta-feira, durante visita ao Paquistão, atenuar a preocupação internacional sobre o programa atômico de seu país, dias depois de uma agência da Organização das Nações Unidas confirmar que Teerã retomou a conversão de urânio.
Ali Larijani busca apoio de países não-ocidentais para o programa nuclear iraniano, que oficialmente se destina apenas à geração de eletricidade para fins civis, e não para o desenvolvimento de armas, como acusam os EUA.
- Estamos totalmente preparados para mantermos quaisquer negociações internacionais e discussões para removermos as preocupações internacionais - disse Larijani após reunião com o primeiro-ministro paquistanês, Shaukat Aziz.
Larijani disse a jornalistas, sem entrar em detalhes, que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apresentará uma nova iniciativa para "facilitar o trabalho de garantir à comunidade internacional a natureza exclusivamente pacífica das nossas atividades".
O negociador iraniano, nomeado em agosto pelo novo presidente do Irã, deve se reunir ainda nesta quarta-feira com o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, e com o chanceler local, Khursheed Mehmood Kasuri.
Na sexta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) divulgou um relatório confirmando que o Irã retomara a conversão de urânio, uma das várias atividades anteriormente suspensas devido a um acordo de Teerã com França, Grã-Bretanha e Alemanha.
- Irã anuncia novo passo em programa nuclear
- Interesse mundial na energia nuclear cresce
- Irã estaria dando apoio a rebeldes no Iraque, diz revista 'Time'
- Bush não descarta que EUA usem força contra o Irã
- AIEA aprova resolução exortando o Irã a congelar atividades nucleares
- UE envia proposta de resolução sobre Irã a agência da ONU
- Irã fala em continuar negociando, mas endurece o tom sobre programa nuclear
- Rússia pede a Irã que pare atividades para enriquecimento de urânio
- ONU confirma que Irã retomou atividades nucleares
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano