Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

"Irene" pode se transformar em furacão de categoria 4

Especialistas analisam furacão Irene no Centro Nacional  de Furacões em Miami, nos EUA | Joe Raedle/Getty Images/AFP
Especialistas analisam furacão Irene no Centro Nacional de Furacões em Miami, nos EUA (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP)
San Cristóbal, foi uma das cidades afetadas na República Dominicana |

1 de 3

San Cristóbal, foi uma das cidades afetadas na República Dominicana

População da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se prepara para a chegada do furacão Irene |

2 de 3

População da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se prepara para a chegada do furacão Irene

Um total 11.157 pessoas tiveram que deixar suas casas na República Dominicana com a passagem do furacão |

3 de 3

Um total 11.157 pessoas tiveram que deixar suas casas na República Dominicana com a passagem do furacão

"Irene" pode se transformar em um perigoso furacão de categoria 4 ao ganhar força nas águas do mar Caribe, informou nesta quarta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC, por sua sigla em inglês) dos Estados Unidos.

"Irene" se transformou nesta quarta-feira em um furacão de categoria 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de 5 com ventos máximos sustentados de 185 km/h.

"Prevemos que ganhe mais força e 'Irene' poderia se transformar em um ciclone de categoria 4 na quinta-feira", advertiu o NHC, com sede em Miami, em seu boletim das 12h (horário de Brasília).

Um furacão é elevado para a categoria 4 quando seus ventos máximos sustentados alcançam 210 km/h.

O vértice de "Irene" estava localizado a essa hora a 160 quilômetros do sudeste de Long Island e a 460 quilômetros ao sudeste de Nassau, nas ilhas Bahamas, rumo à costa leste dos Estados Unidos.

O furacão seria o primeiro que atingiria o território americano desde 2008, quando "Ike" tocou terra no Texas.

O NHC informou que "Irene" aumentou sua velocidade de translação para 19 km/h rumo ao noroeste e que se espera uma mudança de direção rumo ao norte-noroeste. Além disso, está previsto que se desloque para o norte na quinta-feira.

Nesta trajetória, o olho do furacão cruzará na noite desta quarta-feira o sudeste e o centro das Bahamas para prosseguir rumo ao noroeste do país na quinta-feira.

É mantido um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para Bahamas e uma vigilância de tempestade tropical (passagem em 48 horas) para as ilhas Turks e Caicos.

Os moradores do leste da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e dos estados da costa leste do país devem vigiar o avanço de "Irene", recomendou o NHC.

Depois de o furacão deixar Bahamas avançará em direção aos EUA para dirigir-se rumo ao nordeste, provavelmente tocando terra no estado do Maine na próxima segunda-feira.

Os meteorologistas advertiram aos moradores da Flórida que os ventos poderão provocar ondas enormes.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, por sua sigla em inglês) dos EUA advertiu na terça-feira que toda a costa leste do país deve ficar em alerta.

As autoridades da ilha de Ocracoke, na Carolina do Norte, começaram nesta quarta-feira a retirar milhares de pessoas da região.

"Irene", o primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico, atingiu Porto Rico, República Dominicana, Haiti e as ilhas Turks e Caicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.