A Irlanda recebeu a primeira parcela, de 3,6 bilhões de euros, do fundo de resgate da zona do euro, pouco mais que a quantia inicial combinada, disse uma fonte à Reuters neste domingo.
A taxa efetiva do empréstimo à Irlanda é de 5,9 por cento, segundo a fonte.
O Instrumento Europeu de Estabilidade Financeira levantou 5 bilhões de euros em uma venda inicial de bônus de cinco anos no mês passado.
Os fundos servem para ajudar a financiar o resgate de 85 bilhões de euros concedido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) à Irlanda, que seguiu a Grécia ano passado na busca por socorro para lidar com grandes perdas no setor bancário.
"Como parte do pacote de suporte financeiro acertado para a Irlanda, o fundo transferiu 3,6 bilhões de euros à República da Irlanda", disse a fonte, que participa do fundo europeu, acrescentando: "Devido à emissão bem sucedida, a quantia transferida para a Irlanda foi maior que o mínimo aprovado de 3,3 bilhões de euros."
O fundo europeu disse que o programa irlandês incluirá mais dois bônus referenciais de 3 a 5 bilhões de euros cada neste ano. O fundo pretende emitir 17,6 bilhões de euros em 2011 e até 4,9 bilhões de euros em 2012.
A primeira venda de bônus pelo fundo europeu foi realizada com um rendimento de 2,89 por cento.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura