Uma autoridade islandesa, a Met Office, disse no domingo (24) que estava reduzindo o nível de risco para o vulcão Bardarbunga, na parte central da Islândia, de vermelho para laranja. O alerta vermelho é o mais alto nível de risco.
A decisão foi tomada depois que o escritório disse em seu site mais cedo neste domingo que não havia sinais de atividade vulcânica em curso no Bardarbunga. O escritório tinha elevado o nível de risco após a detecção de uma pequena erupção sob uma geleira próxima.
O Met Office disse mais cedo que dois terremotos abalaram o vulcão Bardarbunga durante a noite. Cinzas da erupção do vulcão Eyjafjallajokull da Islândia em 2010 fecharam grande parte do espaço aéreo europeu por seis dias, afetando mais de 10 milhões de pessoas e custando 1,7 bilhão de dólares.
A pequena erupção subglacial de sábado, que fechou parte do espaço aéreo da Islândia, embora seus aeroportos permaneçam abertos, também estava na área de alcance do Bardarbunga, mas a uma distância de 25 km de epicentros dos terremotos, segundo o Met Office.
Houve milhares de pequenos terremotos durante a semana passada em Bardarbunga, que é o maior sistema vulcânico da Islândia e localizado sob a calota de gelo de uma geleira. Ele está em uma faixa diferente do Eyjafjallajokull, que entrou em erupção em 2010.
O Met Office disse em um comunicado que um terremoto de uma magnitude de 5,3 a 5 quilômetros de profundidade tinha ocorrido após a meia noite, enquanto outro, com uma magnitude de cerca de 5, tinha ocorrido há cerca de cinco horas depois. "Estes são os eventos mais fortes medidos desde o início da crise sísmica na Bardarbunga e o mais forte desde 1996", disse o escritório em seu site.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ