Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente médio

Israel conclui última fase da retirada do Líbano

Israel completou sua retirada do sul do Líbano neste domingo, conforme determina resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar fim a um sangrento conflito com guerrilheiros do Hezbollah, informaram fontes de segurança de Israel.

O país enviou mais de 10 mil soldados ao sul do Líbano em uma guerra que durou cerca de um mês e teve como estopim o sequestro de dois soldados israelenses em uma operação na fronteira entre os dois países, em 22 de julho. Quase a totalidade das forças de Israel já haviam se retirado nas últimas semanas.

Segundo a imprensa israelense, apenas algumas poucas centenas de soldados com alguns veículos blindados continuavam em território libanês no sábado.

A retirada aconteceu algumas horas antes do início do Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judeu.

Cerca de 1.200 libaneses, a maioria civis, e 157 israelenses, a maioria soldados, morreram nos combates - os piores desde a invasão por Israel, em 1982. Forças israelenses se retiraram do Líbano em 2000.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.