As forças militares de Israel disseram neste domingo (31) terem derrubado um drone que entrou no espaço aéreo controlado por Israel vindo da Síria. O porta-voz do exército israelense, coronel Peter Lerner, disse que a aeronave não tripulada aparentemente pertence ao exército sirio e atravessou acidentalmente o espaço aéreo controlado por Israel na região das colinas do Golã. O drone foi derrubado por um míssil.
"Temos repetidamente declarado que responderemos a qualquer quebra da soberania de Israel e continuaremos a agir para manter a segurança", afirmou Lerner. O militar disse que o incidente ocorreu próximo a Quneitra, um principal ponto de travessia entre a Síria e as colinas do Golã controladas por Israel.
A região de Quneitra já foi local de pesados conflitos nos últimos dias entre tropas do governo sírio e rebeldes. Israel tem evitado tomar partido na guerra civil síria dos últimos três anos, embora as tropas israelenses tenham respondido a ataques ocasionais de morteiros que aterrisaram na parte israelense dos montes Golã. Israel diz que alguns ataques ocorreram acidentalmente, enquanto outros acredita terem sido intensionais.
Israel captou as colinas Golã na guerra do Oriente Médio de 1967 da Síria e depos as anexou a seu território, um movimento nunca reconhecido internacionalmente.
- ONG denuncia que quase 600 palestinos foram detidos por Israel em agosto
- ONU tenta localizar soldados da força de paz capturadas nas Colinas de Golã
- Embaixador brasileiro voltará a Israel após crise diplomática
- Exército sírio bombardeia grupos radicais na fronteira com Israel
- Toneladas de ajuda chegam à Faixa de Gaza
- Rebeldes sírios tomam controle de fronteira com Israel
- Exército israelense começa retirada de tanques na fronteira de Gaza
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais