Autoridades italianas apreenderam uma "grande" quantidade de poderosos explosivos RDX, que podem ter vindo do Irã, informou a polícia hoje. Os explosivos foram apreendidos na terça-feira, em um contêiner de um navio chamado Finlândia, que estava ancorado em Gioia Tauro, um porto na Calábria, no sul do país.

CARREGANDO :)

O chefe da polícia da Reggio Calábria, Carmelo Casabona, disse à emissora privada italiana Sky 24 que a quantidade de explosivos era muito grande para abastecer apenas a máfia calabresa. Ele não especificou, porém, qual seria o suposto destino do material.

Casabona disse que a polícia ainda busca identificar os proprietários dos explosivos, mas aparentemente eles vieram do Irã. Ele não deu mais informações sobre o tema. Outro oficial de polícia, Renato Cortese, disse que funcionários estavam examinando o navio para tentar determinar a origem da embarcação. A mídia italiana afirmou que foram apreendidas pelo menos sete toneladas de RDX.

Publicidade

Também conhecido como T4, o RDX é um poderoso explosivo militar, que tem sido usado em grandes ataques atribuídos à máfia italiana nos últimos anos. O navio onde o material foi encontrado pertence a uma empresa ítalo-suíça, a MSC, e estava sob bandeira da Libéria, segundo autoridades. A empresa não se manifestou sobre o caso.