Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta

Justiça autoriza polícia a vasculhar bolsas no metrô de Nova York

Revistas aleatórias de bolsas e sacolas nas estações de metrô de Nova York são uma forma constitucional e eficaz de combater o terrorismo, disse um tribunal federal de recursos nesta sexta-feira.

"À luz dos complôs desbaratados para explodir o sistema de metrô da cidade de Nova York, de sua continuada atração como alvo e das recentes explosões nos sistemas de transportes de Madri, Moscou e Londres, o risco à segurança do público é substancial e real", disse o tribunal.

A decisão foi uma derrota da União das Liberdades Civis de Nova York, que no ano passado moveu ação contra a prefeitura por causa das revistas aleatórias que ocorrem na cidade desde os atentados de 7 julho de 2005 contra o sistema de transportes de Londres, que mataram 52 pessoas e deixaram outras 600 feridas.

A entidade argumentava que a ação era uma violação inconstitucional da privacidade e não conseguiria evitar um ataque no maior metrô dos EUA.

"O testemunho de especialistas estabeleceu que os terroristas buscam alvos previsíveis e vulneráveis, e que o programa gera uma incerteza que frustra tal objetivo, o que, por sua vez, detém os ataques", disse a sentença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.