Como efeito prático de sua condenação pelo caso Mediaset, Silvio Berlusconi pode perder seus dois passaportes. De acordo com o diário "La Repubblica", a polícia italiana vai pedir a restituição de seu passaporte comum, e é esperado que o Ministério das Relações Exteriores revogue o passaporte diplomático do ex-primeiro-ministro.
De acordo com a mídia local, Berlusconi terá 30 dias para decidir se irá cumprir sua pena prestando serviços sociais ou em prisão domiciliar. Como tem 76 anos, ele não pode ser enviado para a prisão. Na Itália, o limite de idade das prisões é de 70 anos.
Em uma reunião nesta sexta-feira com parlamentares de seu partido, o Povo da Liberdade (PdL), Berlusconi exortou a centro-direita italiana a pressionar por uma reforma do sistema judiciário ou buscar novas eleições. "Se não houver uma reforma do sistema judiciário, estamos prontos para novas eleições", disse o ex-primeiro-ministro, segundo um membro do PdL, em declaração sob condição de anonimato à agência Reuters.
Na mesma reunião, o porta-voz de seu partido na Câmara baixa, Renato Brunetta, anunciou que têm a intenção de pedir o indulto para seu líder ao presidente da República, Giorgio Napolitano. Parlamentares da legenda ameaçam pedir demissão para protestar contra a condenação do ex-premier.
Ontem, a mais alta corte da Itália confirmou uma condenação à prisão por fraude fiscal contra Berlusconi, ameaçando a sua posição como líder de centro-direita e a estabilidade de uma frágil coalizão do governo italiano.
- Suprema Corte da Itália confirma condenação de Berlusconi
- Alta corte italiana deve emitir veredito sobre apelação de Berlusconi
- Suprema Corte começa análise de condenação de Berlusconi
- Berlusconi diz que não fugirá da Itália se for condenado por evasão fiscal
- Operações contra máfia terminam com mais de 100 presos na Itália
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo