O líder deposto da Líbia Muamar Kadafi esteve em Trípoli até a última sexta-feira, quando deixou a capital e seguiu para a cidade desértica de Sabha, no sul, informou a Sky News nesta terça-feira, citando um guarda-costas de 17 anos de Khamis, um dos filhos dele.
O paradeiro de Kadafi permanece desconhecido desde que forças contrárias a ele tomaram Trípoli e levaram ao fim o governo de 42 anos há uma semana, depois de seis meses de levante apoiado pela Otan e por alguns países árabes.
A Sky citou o guarda-costas capturado, cujo nome não foi divulgado, afirmando que Kadafi se reuniu com Khamis por volta das 13h30 de sexta-feira em um complexo de Trípoli que estava sob forte tiroteio no momento por forças anti-Kadafi.
O ex-líder havia chegado em um carro e logo em seguida a filha Aisha se juntou a ele.
"Eles tiveram uma reunião bem curta, diz o rapaz. Ele não estava perto deles, mas pôde vê-los muito claramente", afirmou o repórter da Sky Stuart Ramsay.
"Eles entraram em diversos carros Land Cruiser e partiram. Ele (guarda-costas) falou com seu oficial imediato (que disse:) 'Eles estão indo para Sabha'."
Além da cidade-natal Sirte, Sabha é um dos poucos locais remanescentes na Líbia onde as forças pró-Kadafi se mantêm. Aisha é um dos três filhos de Kadafi que, junto com a esposa dele, cruzaram a fronteira para a Argélia.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias